Produção
Este trabalho acadêmico oferece abordagens gerais sobre o Planejamento e Controle da Produção - comumente conhecido como PCP, tal como seu conceito, suas atividades, aplicação da ferramenta Plano mestre de produção (PMP), funções do acompanhamento, controle e balanceamento da produção. Também abordará sobre a ferramenta MRP II e suas aplicações.
Nas páginas a seguir você conseguirá entender de uma forma geral o funcionamento desta ferramenta para as empresas e os benefícios que as grandes corporações obtém utilizando as metodologias que serão abordadas. Este documento pode ser lido por alunos do ensino superior que querem compreender de uma forma ampla a interligação entre diversos setores como planejamento, engenharia, compras e outros para a produção de bens e serviços tal como suas particularidades.
1 PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP)
O PCP - Planejamento e Controle da Produção (em inglês, Production Planning and Control) consiste em um processo utilizado no gerenciamento das atividades de produção. Sistema de gerenciamento dos recursos operacionais de produção de uma empresa, com funções envolvendo planejamento (o que e quando será produzido), programação (recursos utilizados para a operação, com início e término de todo o fluxo de trabalho) e controle (monitoramento e correção de desvios da produção), bem como a determinação das quantidades que serão produzidas, qual o layout da planta para melhor aproveitamento do fluxo de insumos, quais as etapas de cada processo de manufatura e designação de mão de obra, seja ela humana ou mecânica, para a transformação das matérias primas passo a passo. Com a consolidação de todos estes dados, será criada a carta mapa da produção, o chamado PMP – Plano Mestre da Produção, nas quais estão expostas as diretrizes do processo em geral, verificaremos mais adiante sobre.
Nos dias atuais existem departamentos especializados apenas no PCP, sendo estes dedicados as atividades