Produção
FATORES FIXOS E FATORES VARIÁVEIS
Genericamente a produção é concebida como a combinação de fatores fixos e fatores variáveis.
Fatores variáveis: são aqueles cujo emprego se altera a medida em que o nível de produção varia. Ex.: número de trabalhadores e emprego de matéria–prima.
Fatores fixos: são aqueles cuja quantidade empregada não varia quando o produto varia. Ex.: as instalações da empresa, e a tecnologia, que são fatores alterados somente ao longo do tempo.
(Antecipando: essa caracterização (fatores fixos e variáveis) vai corresponder a posterior classificação de custos de produção de fixos e variáveis.
A NOÇÃO ECONÔMICA DE CURTO E LONGO PRAZO
Curto prazo: Na função de produção da empresa, quanto alguns fatores são considerados fixos e outros variáveis. É o período de tempo em que pelo menos um dos fatores se mantém fixo.
Longo prazo: quando todos os fatores de produção são considerados variáveis. Ou seja, todos os elementos envolvidos na produção se alteram, como as instalações da empresa, a tecnologia empregada, etc. Não há fatores fixos de produção no longo prazo.
PRODUTO TOTAL, PRODUTIVIDADE MÉDIA E PRODUTIVIDADE MARGINAL
PRODUTO TOTAL: é a quantidade de produto que se obtém através da combinação de fatores fixos e fatores variáveis de produção.
PRODUTIVIDADE MÉDIA DO FATOR: é o resultado do quociente da quantidade total produzida pela quantidade utilizada do fator.
Pme = Quantidade total produzida/Qt. Utilizada do fator
Exemplos de produtividades usuais:
a) Produtividade média da mão-de-obra ( Pme = quantidade de produto/nº de trabalhadores.
b) Produtividade média do capital ( Pme = quantidade de produto/nº de máquinas.
c) Produtividade média da terra ( Pme = quantidade produzida / área plantada
PRODUTIVIDADE MARGINAL DO FATOR: É a relação entre as variações do produto total e as variações da quantidade utilizada do fator. Ou seja, é a