Resenhas
“DON DOMÊNICO”
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resenhas exigidas na disciplina Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático, ministrada pelo mestre Walter Sório no curso de Psicopedagogia.
Alunas: Andréia Maria Silva do Nascimento Santos RM: 8554-A Ângela Maria Silva do Nascimento Reis RM: 8558 –A
2012
MURTA, Cláudia Pereira do Carmo, SILVA, Diolina Moura,CORDEIRO, Valter Luiz dos Santos – “Pensando o processo de resolução de problemas”
Resenha: “Um novo olhar diante das resoluções de problemas”
O texto relata que este assunto (Resolução de Problemas) vem sendo discutido tanto no âmbito da pesquisa, quanto nas propostas curriculares nacionais, isto porque esta abordagem reúne as várias perspectivas hoje colocadas para o ensino de Matemática: a psicológica (que admite ser a resolução de problemas que contribui para o desenvolvimento do pensamento criativo e flexível); a perspectiva cultural (que atribui à resolução de problemas à possibilidade de aprender conteúdos significativos para a vida); a histórica (que considera a resolução de problemas o modo matemático de pensar a realidade). Esse modo de pensar matemático comporta também momentos de ludicidade. O Jogo, no sentido psicológico, desestrutura o sujeito despertando assim, uma atitude de querer jogar, da mesma forma que o resolvedor é envolvido em busca de instrumentos novos de pensamento para solucionar os problemas que lhe são colocados. Assim, o jogo pode ser considerado um problema em movimento. Resolução de problemas e jogo, podem provocar um encontro pedagógico onde o professor e o aluno interagem de modo a desenvolver pensamento, linguagem e afetividade. Atualmente, podemos encontrar nas salas de aula duas perspectivas teóricas diferenciadas.