Produção
O termo produção refere-se à ação de produzir, à coisa produzida, à forma de se produzir ou à totalidade dos produtos da terra ou da indústria. Em economia, produção é um processo que consiste na combinação dos fatores de produção com a finalidade de satisfazer necessidades humanas, em termos de bens ou serviços.
O processo abarca a concepção, o processamento e o financiamento, entre outras etapas. A produção é um dos principais processos económicos e o meio através do qual o trabalho humano gera riqueza.
Existem diversos modos de produção no seio de uma sociedade, determinados pelas relações de produção que as pessoas estabelecem entre si. Através das relações de produção, o trabalho individual converte-se numa parte do trabalho social.
Para o filósofo alemão Karl Marx, o modo de produção não é determinado por aquilo que é produzido nem por quanto se produz, mas pela forma como é levada a cabo a respectiva produção.
Entre os vários modos de produção, pode-se mencionar o esclavagista (em que a força produtiva é escrava, pelo que não é propriedade do trabalhador), o feudal (relacionado com a atividade agrícola) e o capitalista (em que o trabalhador, através de um contrato, vende a sua força produtiva em troca de um salário).
Sistemas de produção
Os diversos tipos de sistemas de produção impõe a definição do PCP (Planejamento e Controle de Produção) a ser utilizado na empresa, ou seja, o PCP deverá ser específico para cada indústria. Entre os tipos de sistemas produtivos, destacam-se os seguintes:
Indústria de Produção Contínua - Conforme ZACCARELLI (1987), as indústrias do tipo contínuo são aquelas que realizam as mesmas operações, com poucas interrupções, produzindo grandes lotes de produtos e, consequentemente, possuindo grande rigidez no processo. Indústria de Produção Intermitente - As indústrias de produção intermitente podem ser de dois tipos:
1) Produção sob encomenda: Segundo RUSSOMANO (1979), as indústrias de produção sob encomenda