Conceito de terceirização
CONCEITO DE TERCEIRIZAÇÃO
A terceirização nas relações de trabalho consiste na contratação de serviços por uma empresa tomadora a uma pessoa física ou jurídica que os prestará por meio de seus empregados ou trabalhadores, de quem receberão as ordens e o pagamento dos salários.
Na terceirização ocorre a desvinculação entre a relação econômica e a relação de trabalho. Nela, o trabalhador irá se inserir no processo produtivo do tomador de serviços sem manter com ele qualquer vínculo trabalhista, o qual mantém com a empresa intermediadora. A base do seu conceito é o relacionamento comercial, fundamentado na condição da parceria. E esta por sua vez constitui-se como um solucionador de problemas organizacionais, tanto no tocante a industrialização, a administração e principalmente na prestação de serviços com o fornecimento de mão de obra qualificada.
ORIGEM DA TERCEIRIZAÇÃO
A história nos conta que a terceirização teve sua origem na Segunda Guerra Mundial, quando em período de grande recessão, se fazia necessário um sistema inteligente de produção rápida, proporcionando a ocupação da mão de obra ociosa existente. Além de promover vantagens competitivas, destacando-se entre elas a redução de custos sem perder a qualidade na produção.
Esta estratégia gerencial inovadora na época tornou-se uma das ferramentas mais utilizadas pelas indústrias nos dias de hoje. Contudo, em pleno século XXI, as recentes pressões por melhoria na qualidade dos produtos e a própria competitividade de mercado; vêm exigindo novas práticas e posturas gerenciais audaciosas, o que faz com que as relações com as empresas terceirizadas sejam um verdadeiro pacto pelo mútuo interesse e pelo desenvolvimento de ações de comprometimento, onde a ação estratégica da qualidade torna-se uma das temáticas centralizadoras de atenções.