Conceito de sociologia
1.1 O conceito de Sociologia
Sociologia é a ciência que se dedica ao estudo do social, ou seja, o estudo científico da sociedade. Essa ciência busca analisar a interação entre indivíduos, a sociedade como realmente é, em sua essência, e não como deveria ser, valores, diferentes formas de organização social, conflitos sociais na sociedade, dentre outros elementos a se analisar.
Dentro de seu contexto histórico, com a palavra Sociologia veio a possibilidade de seu surgimento, formação e desenvolvimento. (MARTINS, 1994)
1.2 A Sociologia, seu surgimento e desenvolvimento
No século XVIII a Europa assistiu a uma série de mudanças no cenário político e social, podendo destacar a Revolução Industrial, assim como na França que passava pela Revolução Francesa. Surgindo assim, logo após essa dupla revolução que causou precipitação e tornou possível a sociologia, século XIX. No entanto era o fim do regime feudal e início da sociedade capitalista.
A revolução industrial significou o crescimento da indústria capitalista. Entretanto a revolução francesa ajudou no surgimento da sociologia em aspectos econômicos, na forma de pensar, o pensamento; assim com a revolução começa a questionar os dogmas, vindo a valorizar o pensamento científico com o surgimento dos iluministas.
Com a consolidação da sociedade capitalista, iniciando a formação de uma sociedade que se industrializava, houve a reordenação onde ocorreu muita emigração do campo para a cidade, reordenando a sociedade rural, a destruição da servidão, o desmantelamento da família patricial, dentre outras. De modo que as desaparições dos pequenos proprietários rurais, dos artesãos independentes e as prolongadas horas de trabalho, modificaram as formas habituais de vida.
Contudo houve conseqüências trágicas e visíveis na sociedade capitalista, uma vez que a rápida industrialização e urbanização levou ao aumento da prostituição, do suicídio, do alcoolismo,