Conceitos Sociologia
Acadêmico: Alan Diego Dalla Corte Mergen
Curso: Direito/Noturno
Disciplina: Sociologia do Direito
Analise sobre autores, Karl Marx, Émile Durkheim, Max Weber
Karl Marx, Conceitos;
Mais Valia: Pode ser compreendida na exploração do trabalho de um funcionário, sem o devido reconhecimento, ou seja, capitalistas detentores do poder usavam de rígidas técnicas para aumentar a produtividade do individuo, levando muitas vezes a exaustão, e mantinham a remuneração inicial, sem nenhum tipo de reconhecimento ao esforço exigido.
Infraestrutura: Seria a base da economia, As atividades realizadas para produzir os bens de consumo no intuito de saciar as necessidades humanas, como por exemplo, os meios de produção, a força de trabalho e entre os conceitos já citados anteriormente. Toda atividade que gere lucro para a economia é considerada uma infraestrutura, neste caso.
Supraestrutura: É contraria a infraestrutura. A preocupação dela é social. Considera a parte da consciência humana, de que forma os indivíduos se organizam para garantir uma base econômica boa. O pensamento, as estratégias econômicas, tudo isso é superestrutura.
Luta de Classes: Para Marx a evolução histórica se da pelo antagonismo irreconciliável entre as classes sociais de casa sociedade. Foi assim na escravista, feudalista e assim é na capitalista. Entre as classes de cada sociedade há uma luta constante por interesses opostos, eclodindo em guerras civis declaradas ou não. A divisão social decorreu da apropriação dos meios de produção por um grupo de pessoas e outro grupo expropriado possuindo apenas seu corpo a capacidade de trabalho. Estes são, portanto, obrigados a trabalhar para o burguês. Os trabalhadores são economicamente explorado.
Émile Durkheim, Conceitos;
Fato Social: são maneiras coletivas de agir, pensar e sentir, impostas coercitivamente ao individuo pela sociedade. Todos os processos de interação humana são fatos