Conceito de Sociologia
MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia. 38. São Paulo: Brasiliense, 1994.
Conceito de Sociologia
Sociedade é um conjunto de seres que vivem organizados dessa forma, os seres vivem em uma associação amistosa com outros.
O seu conceito constroi uma suposição sobre a convivência e atividade conjunta do homem, ordenada conscientemente. Constitui o objeto geral do estudo das antigas ciências do estado, chamadas de ciências sociais. Ao considerar as relações sociais como um vínculos de interesses conscientes e estabelecidos, enquanto as relações das comunidades se consideram como articulações orgânicas de formação natural.
A sociologia sempre foi algo mais do que uma tentativa de reflexão sobre a sociedade moderna. Sempre dominou intenções práticas, um forte desejo de interferir no rumo da civilização.
Explicação sobre o surgimento da Sociologia
A sociologia deu inicio com a queda da sociedade feudal e com o levantar da civilização capitalista, e representa o resultado do estudo de um conjunto de pensadores que se empenharam na compreenção das novas situações de existência que estavam em curso.. A criação da Sociologia não é obra de um só filósofo ou cientista, mas o trabalho de vários pensadores empenhados em compreender as situações novas de existência que estavam em curso. A motivação da obra de Comte repousa no estado de anarquia e de desordem de sua época histórica. Segundo ele, as sociedades europeias se encontravam num verdadeiro estado de caos social. Entendia Comte que se as ideias religiosas impostas não tinham mais forças para reorganizarem a sociedade, muito menos teriam as ideias dos iluministas