Conceito de sociologia
Entre muitas definições de Sociologia, selecionamos uma por ser completa e fácil de entender:
“A Sociologia é uma das Ciências Sociais. Seu objetivo mais amplo é descobrir a estrutura básica da sociedade humana, identificar as principais forças que mantêm os grupos unidos ou que os enfraquecem e verificar que condições transformam a vida social”
(BROOM, Leonard & SELZNICK, Philip. Elementos de Sociologia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1979, p. 2)
A análise da definição citada permite-nos chegar a três idéias importantes:
1. A Sociologia é uma ciência, ou seja, trata-se de um conjunto de conhecimentos sistemáticos, baseados na observação e na pesquisa objetiva dos fatos sociais e não em crenças preconcebidas ou sentimentos subjetivos a respeito dos mesmos fatos: “um sociólogo pode ter sentimentos e crenças bem determinados acerca de como a sociedade deve organizar-se ou tratar a algum de seus membros, porém não são estes sentimentos ou crenças que definem essa pessoa como sociólogo. Como profissional, um sociólogo tem a obrigação de relatar e analisar objetivamente tudo o que constitui a vida em grupo (como a vida em família, as classes sociais ou as comunidades) e seus derivados (valores, tradições, costumes)”
(COHEN, Bruce. Sociologia Geral. São Paulo: McGraw-Hill, 1980, p. 1)
2. A Sociologia é uma ciência que tem por tem por objeto de estudo a sociedade humana, sua estrutura básica, a coesão e a desintegração dos grupos, a transformação da vida social. A Sociologia mostra-nos que não basta um conjunto de indivíduos para que tenhamos uma sociedade. É preciso que esses indivíduos interajam, se relacionem, convivam, tenham interesses comuns, vivam de acordo com normas comuns.
3. Dependendo dos fatos sociais que estuda e da forma como os estuda, a Sociologia pode ter pelo menos duas concepções: de um lado, a concepção que dá mais importância ao fato social como estanque, pronto e acabado, enfatizando a