o conceito de sociologia
É o estudo científico das relações sociais, das formas de associação, destacando-se os caracteres gerais comuns a todas as classes de fenômenos sociais, fenômenos que se produzem nas relações de grupos entre seres humanos. Estuda o homem e o meio ambiente em suas interações recíprocas. Ela se baseia em estudos objetivos que melhor podem revelar a verdadeira natureza dos fenômenos sociais. Ela é desta forma, o estudo e o conhecimento objetivo da realidade social. Como exemplos, podemos citar a formação e desintegração de grupos, a divisão da sociedade em camadas, a mobilidade de indivíduos e grupos nas camadas sociais, processos de competição e cooperação.
CONCEITOS TÉCNICOS APLICADOS EM SOCIOLOGIA:
Pessoa: Criatura de Deus, constituída de corpo e alma, dispondo de faculdades que lhe são próprias (razão, vontade, amor), titular de direitos e sujeita a deveres. Notem-se direitos e deveres.
Indivíduo: Pessoa livre, autônoma, consciente do seu “status” e do seu “papel”, integra-se naturalmente no corpo social, onde busca realizar-se, cônscia dos seus direitos e também de seus deveres.
Povo: Conjunto de pessoas conscientizadas de seus direitos e responsabilidades, integradas em seus grupos sociais.
Massa: Nome dado à multidão de indivíduos
População: O conjunto de habitantes de um território, de um país, de uma região, de uma cidade, etc.:
Grupo Social: É o conjunto de pessoas, unidas por idéias, sentimentos e fins em comum
Grupos e Relações Sociais
Sociedade: Corpo orgânico estruturado em todos os níveis da vida social, com base na reunião de indivíduos que vivem sob determinado sistema econômico de produção, distribuição e consumo, sob um dado regime político, e obediente a normas, leis e instituições necessárias à reprodução da sociedade como um todo; coletividade.
Comunidade: Agrupamento que se caracteriza por forte coesão baseada no consenso espontâneo dos indivíduos