ggggggg
Nº 12 9º ano
Professor: Felicce
Projetos Espaciais Atuais
EUA-Um dos grandes feitos recentes da NASA foi o Telescópio Espacial Hubble, posto em órbita da Terra em 1990, e que captou as mais nítidas imagens do céu até então vistas, que estão permitindo descobrir as origens de nosso Universo.
A sonda Deep Space 1 foi lançada em 24 de outubro de 1998, testando diversas novas tecnologias espaciais. Sua missão foi bem sucedida em encontrar-se com o cometa Borrelly e enviar as melhores fotos de um cometa jamais obtidas. A nave deixou de funcionar em dezembro de 2001.
Ainda são dignas de menção as sondas Galileu, que descobriu vulcões, e Cassini, lançada em 1997, que pesquisa Saturno.
Atualmente, os EUA também participam da construção da Estação Espacial Internacional junto com 16 outros países, inclusive a ex-rival Rússia.
A NASA também vem trabalhando no projeto do avião espacial.
BRASIL-As atividades espaciais no País tiveram início na década de 60, com a construção do primeiro centro de lançamento (CLBI), em 1965. Dois anos depois, o primeiro foguete de sondagem foi lançado. Em 1993, o primeiro satélite brasileiro chegou à órbita da Terra e, em 1994, a Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, foi criada. A Agência Espacial Brasileira é responsável por coordenar o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e o Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI). Também gerencia as atividades do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), vinculado ao Centro Técnico Aeroespacial (CTA), que desenvolve foguetes de sondagem e lançadores de satélites.
Daqui a dois anos o Brasil será capaz de lançar seu próprio foguete para colocar um satélite em órbita, informou a Agência Espacial Brasileira (AEB). O propulsor será uma versão repaginada do VLS (Veículo Lançador de Satélite), da mesma família do foguete que explodiu em Alcântara (MA) em