modelo burocratico
MODELO BUROCRÁTICO DE ORGANIZAÇÃO
Este trabalho sobre Modelo Burocrático de Organização tem como objetivo uma parte da nota do bimestre, que será apresentado pelos os alunos do 1º ADM na dependência da FAEC – Faculdade de Educação de Colorado, como orientador Professor Claudemir Piaia.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 ORIGENS DA TEORIA DA BUROCRACIA 5
2 ORIGENS DA BUROCRACIA 5
3 CARACTERÍSTICAS DA BUROCRACIA SEGUNDO WEBER 5
4 DISFUNÇÕES DA BUROCRACIA 6
5 INTERAÇÃO DA BUROCRACIA COM O AMBIENTE 8
6 GRAUS DE BUROCRATIZAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES 8
7 APRECIAÇÃO CRÍTICA DA TEORIA DA BUROCRACIA 9
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO
A Teoria da Burocracia surgiu na década de 1940, para suprir as críticas das teorias organizacionais existentes, especialmente a Teoria Clássica (excesso de mecanicismo) e a Teoria das Relações Humanas (sociológica e utópica em demasia).
Segundo Chiavenato (2003), a origem da Burocracia data da Antiguidade, como veste nos primórdios da Administração, porém foi a partir da descoberta dos estudos de Max Weber, sociólogo e economista alemão, autor da Sociologia da Burocracia, e com a tradução inglesa e a divulgação nos EUA desses estudos, que a Administração e seus estudiosos, apropriaram-se dos conceitos da teoria weberiana adaptando-a aos pressupostos organizacionais administrativos da época.
As falhas práticas das Teorias acima citadas, a necessidade de um modelo organizacional mais racional, o crescimento desordenado e a complexidade das empresas foram os fatos que mais contribuíram para o surgimento da Teoria da Burocracia. 1 ORIGENS DA TEORIA DA BUROCRACIA
FRAGILLIDADE E PARCIALIDADE TANTO DA TEORIA CLÁSSICA COMO DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS: Ambas eram oponentes e contraditórias entre si. Ambas revelaram dois pontos de vista extremistas e incompletos sobre a organização, gerando a necessidade de um enfoque mais amplo e completo.
A