Modelo burocratico
RESUMO:
O Artigo que se segue descreve um modelo de burocracia em uma rede de franquias, estabelecendo normas e procedimentos burocráticos que determinam qual o perfil profissional e como o franqueado deverá proceder.
Palavras-Chave:
Burocracia, Rede de Franquias, Normas e Procedimentos.
ABSTRACT:
The following article describes a model of bureaucracy in a franchise network, establishing rules and bureaucratic procedures that determine which professional profile and how the franchisee should proceed.
Key Words:
Bureaucracy, Network Franchises, Standards and Procedures.
INTRODUÇÃO:
Há muitas maneiras de estabelecer um modelo burocrático em uma empresa, no entanto, existem formas de se lidar com o lado burocrático, não sendo padrão para as empresas, porém, uma delas deixa a companhia mais eficiente e eficaz.
Portanto, um modelo burocrático se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos.
___________________
¹ Graduandos em Administração (Instituto Sumaré de Educação Superior - ISES)
BUROCRACIA PARA ABRIR UMA EMPRESA:
Um brasileiro que está disposto a se lançar em um negócio próprio, a burocracia é complicada. Primeiro, ele descobre que precisa de um advogado ou de um contador para redigir o chamado "contrato social" da empresa. Feito isso saberá que precisará ter um endereço fixo onde a companhia funcionará. Depois, é preciso registrar o contrato na junta comercial, requerer o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, registrar a companhia como contribuinte do INSS. Se houver empregados, deve-se registrá-los no FGTS. Em seguida, comunicar as autoridades municipais e esperar que a sede da empresa seja inspecionada e receba alvará de funcionamento, ato que provoca aquela romaria de fiscais entrando e saindo da futura sede da empresa – e implicando com os mais irrelevantes detalhes. Enquanto isso, o administrador precisará comprovar que não tem antecedentes