Ggggggg
Objectivo: Visa compreender a organização climática da cidade pelo desempenho na transformação da energia entrada e pelas modificações na estrutura urbana (importância do Homem).
ESTRUTURA INTERNA DO S. C. U. * Partes: variáveis ecológica, morfológica e urbana * Interligação entre as partes * Entrada de energia * Saída de produtos (caixa negra)
ELEMENTOS DO S.C.U. (responsabilidade humana) * Poluição do ar * Ilha de calor urbano * Inundações no espaço urbano
S.C.U. – elementos que podem causar entropia (Sub-sistemas) * Conforto térmico: calor, ventilação e humidade (componentes termodinâmicas) * Qualidade do ar: poluição do ar, pode estar associada à poluição do solo e da água * Meteoros do impacto: formas meteorológicas hídricas (chuva, neve, nevoeiros), mecânicas (tornados) e eléctricas (tempestade), podendo causar impacto na vida urbana.
S.C.U. – Auto-regulação: Através do homem urbano que detecta disfunções e propõe decisões→Planeamento→ Objectivos e Políticas→Negantropia ou entropia negativa (sistema organizado).
S.C.U. como sistema aberto: * Regras * Estratégias * Retroalimentação (feed-back): input/output
↓
PLANEAMENTO E A TEORIA DO USO DO SOLO URBANO
S.C.U. inclui o natural e o construído pelo Homem
Admita-se que o centro da cidade, pelos seus atributos de massa de edificações, desenvolvimento vertical, grau de impermeabilização, concentração de tráfego de veículos e de pessoas, aparelhagem de ar condicionado, etc., venha a configurar-se como uma parte importante da estrutura do S.C.U.
A análise termodinâmica da cidade fornece a