Conceitos Sociologia
MARX
Sociologia
“a ciência e, em larga medida, o direito e a arte devem ser concebidos como tendo uma capacidade de desenvolvimento autónoma e liberta dos determinismos sociais.” (Dicionário de Sociologia, p.89)
“ele se interrogou muito sobre a natureza do laço social nas sociedades contemporâneas, assim como sobre as relações entre os indivíduos e as suas relações sociais.” (Dicionário de Sociologia, p.280)
“contribuiu muito para o estudo e conseqüentemente, para o desenvolvimento da Sociologia ao salientar que as relações sociais decorrem dos modos de produção.” (ALVES, 2008, p.02)
SOCIOLOGIA, Dicionário de. Disponível em< . Acesso em 16 set. 2012.
ALVES, Sergio. Pensando em Sociedade. Disponível em . Acesso em 16 set. 2012.
Sociedade
“Estado, sociedade civil, mercadoria, capital e assim por diante, não possuem uma essência a-histórica, não fazem parte de uma "natureza humana" imutável e eterna. São construções históricas e precisam ser analisadas nessa perspectiva.”(Souza, 2010, p.35)
“Para ele, mesmo a essência das relações entre os homens é construída historicamente e precisa ser explicada pela história.” (Souza, 2010, p.36)
SOUZA, Jamerson Murillo Anunciação de. Estado e sociedade civil no pensamento de Marx. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 101, Mar. 2010. Disponível em . Acesso em 16 Set. 2012.
Estado- poder
Conforme Souza:
Estado não é um “princípio de universalidade e racionalidade”, nem uma instância para além dos “interesses particulares”, como queria Hegel, nem uma esfera instituída a partir da elaboração de um suposto e abstrato pacto (que nunca fora comprovado), como queriam os contratualistas... (SOUZA, 2010, p.36).
“... o Estado é sempre uma instância em desfavor dos trabalhadores, já que pode regular, mas nunca extinguir, essa mediação fundamental: a exploração do