Conceito de serviços
A globalização econômica influenciou os hábitos de consumo da população mundial, ao propiciar aos consumidores acesso a novos mercados, o que gerou novos hábitos de consumo e influenciou a evolução dos existentes. Nota-se tal influência no mercado de vinhos, onde o hábito de consumir este tipo de bebida, que antes da globalização econômica era tido como privilégio das classes mais abastadas, sendo considerado por muitos um critério de sofisticação, encontra-se atualmente em plena ascensão nas classes médias. Pode-se constatar que a busca das pessoas por melhor qualidade de vida, contribuiu para que a fama e o consumo deste fermentado aumentasse, percebeu-se os benefícios do vinho desde que consumido moderadamente, o que influenciou os consumidores a beber mais e buscar vinhos de melhor qualidade, mesmo se o preço for relevantemente superior aos de qualidade inferior. Outro fator determinante para a evolução do consumo deste fermentado são os países produtores oriundos do novo mundo, os quais se adaptaram em menor tempo as características dos novos consumidores, obtendo maior preferência na intenção de compra.
Os vinhos produzidos atualmente tendem a ser mais límpidos, mais frutados e menos tânicos, feitos para serem consumidos ainda jovens. Para atender esse novo mercado os países do Novo Mundo conseguiram adaptar-se de forma mais rápida, e têm ganhado muito espaço junto aos consumidores (ALBERT & FEDERICO APUD VIEIRA E PEREIRA, 2006).
Os vinhos originados de países mundialmente renomados, embora de forma menos expressiva, também tiveram sua demanda acrescida, principalmente por consumidores de maior poder aquisitivo que diante da facilidade de negociação e distribuição global viram o acesso facilitado a marcas antes consideradas restritas, seja por valor ou dificuldade de encontrar o produto disponível no mercado local.