CONCEITOS FILOSÓFICOS E O SERVIÇO SOCIAL
Curso: Serviço Social
Disciplina: Filosofia Aplicada ao Serviço Social
CONCEITOS FILOSÓFICOS E O SERVIÇO SOCIAL
Ana Carolina Santos Buzato - RA 4351866324
Caroline Alves da Silva - RA 4932921115
Darcilene Aparecida Silva de Oliveira - RA 3808631634
Lívia Bacelar Praxedes da Silva - RA 4346849611
Maria Augusta da Silva Mazzega - RA 3830662029
Patrícia Aparecida Barbosa - RA 3808635469
Professor: Dr. Potiguara Acácio Pereira
São José dos Campos, 28 de setembro de 2012
O mundo existe independente de nós. Cada ser humano vê o mundo de sua maneira. As condições com que cada um observa e vê o mundo, depende de suas experiências pessoais.
Alguns vivem somente o lado bom : dinheiro, diversão, comida etc., mas a realidade do mundo que vivemos é outra, enquanto alguns possuem demais, outros, não têm exatamente nada.
Viver em sociedade nada mais é que viver em grupo, pois nenhum ser humano é uma ilha, somos seres interdependentes. Viver em sociedade é uma necessidade vital para o ser humano.
O principal objetivo da vida social é fazer com que as pessoas se ajudem mutuamente a buscar seus objetivos, realizar sonhos e até mesmo para darmos continuidade a vida humana. Enfim, uma imensa corrente permite que o ser humano nasça, cresça, viva.
A teoria do conhecimento é uma reflexão filosófica que vem complementar essa fundamentação e dar credibilidade à dimensão científica do Serviço Social. Pois, o objetivo de investigar as origens, as possibilidades, os fundamentos, a extensão do conhecimento, são próprios da Teoria do Conhecimento. Existe uma diversidade de teorias do conhecimento porque os filósofos sempre se preocuparam com a temática, sendo difícil constatar uma coincidência de pensamento e conceitos entre eles. Dentre os princípios da teoria do conhecimento, podemos citar as primeiras fontes do conhecimento; o processo que se transforma em juízos; o jeito de