Parlamentarismo
(Entre os sistemas de governo, presidencialismo x parlamentarismo, qual é o melhor regime de governo para o Brasil?).
Capítulo 01 - O Estado Constitucional de Direito e A Segurança dos Direitos do Homem
Capítulo 02 - Fontes e Antecedentes dos Direitos Fundamentais
Em breve, estaremos decidindo o futuro do nosso país, atualmente estamos em um regime Presidencialismo, podendo futuramente optar por um regime Parlamentarismo, cabe a nós cidadãos opinar no futuro de nossa nação, ou seja, Será mesmo que nossa sociedade, é madura suficiente quanto ao assunto tratado?
Ignorâncias de nossa parte, mal sabem ao certo do que se trata Parlamentarismo, sistema esse que consiste em um parlamento, que é o poder legislativo que tem por função oferecer apoio direto ou indiretamente ao poder executivo, fazendo com que o executivo dependa do parlamento para ser formado e governar.
No parlamentarismo, o poder executivo é, normalmente, formado por um único 1º ministro conhecido como chanceler.
Este sistema de parlamentarismo tem notória vantagem sobre o presidencialismo, por ser mais flexível, ou seja, em caso de uma crise política, o 1º ministro (chancele) pode ser trocado com certa rapidez, e o parlamento pode ser destituído. Já no presidencialismo, o presidente cumpre seu mandato até o fim, mesmo havendo crises políticas.
Presidencialismo por sua vez, é um regime onde o líder do executivo, o “Presidente”, é escolhido pelo povo, com funções acumuladas de chefe de estado e chefe de governo, ele é quem escolhe os chefes dos ministérios, o legislativo, o judiciário e o executivo que funcionam entre si em plena harmonia.
Neste sistema o presidente não se subordina ao parlamento e nem pode nele interferir, entre suas atribuições está em liderar a vida política de sua nação, representar o país interna e externamente, comandar as forças armadas e firmar tratados, encaminhar projetos de lei ao congresso, responder