Serviço social - conceitos, resumos.
Com o capitalismo, se levanta a sociedade de classe e se institui um novo modo de relações sociais, passando pela posse privada de bens. Desta forma o capitalismo era uma cisão, de um lado a classe que possui a propriedade dos bens produzidos socialmente – a burguesia – e de outro a classe que vende sua força de trabalho como uma mercadoria com baixo custo no mercado – a classe trabalhadora.
Considerando-se que a burguesia é composta por uma elite, com poucos membros, conclui-se que há uma exploração da maioria pela minoria e por isso a luta de classe se transforma na luta pela superação da sociedade burguesa.
A Revolução Industrial se encontra em um intenso “fazer-se”. É um mundo em que a ciência se desenvolve aceleradamente, em que o homem percebe que pode alterar sua relação com a natureza não mais dependendo exclusivamente dela; ele é capaz de alterá-lo e, nesta alteração, a ciência assume importante papel. É um mundo em que se modificam as relações sociais, em que surge o proletariado, em que as máquinas se aperfeiçoam e apresentam maior produtividade que os homens. Em resumo, é um mundo em que o homem passa a ter o controle sobre certos aspectos físicos; por outro lado, é um mundo em que cresce o proletariado urbano que trabalha, na maioria das vezes, em condições de miséria.
O Serviço Social tem na Questão Social sua base e sua fundação como especialização do trabalho. A Questão Social é aprendida como um conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura que tem uma raiz comum: A produção social é cada vez mais coletiva, enquanto a apropriação dos seus frutos mantém-se privada. Para isso é levantado duas explicações:
A primeira é que a profissão que emerge de um determinado