Conceito de negociação
A necessidade de negociação esta presente constantemente no ambiente familiar, no trânsito, no trabalho e até mesmo em eventos sociais torna-se cada vez mais necessária. A negociação está presente no dia-a-dia, o que torna o desenvolvimento da capacidade negocial absolutamente essencial para todas as esferas de nossas vidas, principalmente no campo profissional.
Assim, todo profissional que se preze deve por obrigação buscar o desenvolvimento desta técnica, não só para se tornar uma pessoa desenvolvida, como também para saber utilizar isto a seu favor e a favor da organização do qual faça parte.
O caminho da negociação na construção de relacionamentos é cada vez mais notório, não se fala mais em analisar propostas, fala-se em negociar isto e aquilo com alguém. A arte de negociar é um caminho que não tem mais volta, ser intransigente não leva ninguém mais a canto nenhum com exceção de para trás.
Os grandes negociadores do mundo souberam usar estas técnicas a favor de si mesmos, de suas empresas e seus países, visando o crescimento e aperfeiçoamento, juntamente com a satisfação de ambas as partes envolvidas em toda ou qualquer negociação.
De forma geral, sempre é tempo de começar a aprender a negociar e se não começou ainda, é melhor começar a correr, pois se não vai ficar para trás, ao fim de uma negociação de que não viu que aconteceu.
DEZ HABILIDADES NECESSÁRIAS A UM NEGOCIADOR
Ser um bom ouvinte,Desenvolver um espírito negocial,Planejar, Mirar alto,Ser paciente,
Visar à satisfação,Ter cuidado com a primeira oferta,Ser ético,Troque as concessões e Ser empático.
OS QUATRO ELEMENTOS FUDAMENTAIS
LEGITIMIDADE, INFORMAÇÃO,TEMPO e PODER
REFERÊNCIAS
ACUFF, F. L. How to negotiate anything with anyone anywhere around the world. New York: American Management Association, 1993.
JUNQUEIRA, L. A. C. Negociação: inverdades perigosas. Instituto MVC Estratégia e
Humanismo.
Resumo
A negociação no meu