Laje
Vazamento de água de chuva pela laje de cobertura é um dos problemas mais comuns numa casa. Além do prejuízo material provocado pela umidade, o mofo que se forma prejudica a saúde, pois causa alergias e problemas respiratórios. As infiltrações pelas lajes ocorrem porque elas trabalham, isto é, sofrem retração e dilatação, causando fissuras e trincas que permitem a passagem da água. Por isso, a melhor maneira de evitar ou corrigir este problema é aplicar uma impermeabilização flexível, que acompanhe a movimentação das lajes sem se romper. Aqui você vai ver que, produtos de fácil aplicação, usados corretamente, eliminam os vazamentos das lajes.
Os cuidados com a impermeabilização das lajes devem ser tomados desde o início da obra. É a forma mais simples, econômica e eficiente de se evitar problemas futuros com vazamentos.
Eliminar eventuais trincas e regularizar a laje com argamassa de cimento: areia (traço1:4) e aditivo hidrófugo, dando caimento mínimo de 1% na direção dos ralos. Os rodapés devem ser arredondados, em forma de meia cana.
Aplicar membrana asfáltica com rodo, broxa ou vassoura de pelo macio, como se fosse uma pintura, em 3 a 4 demãos. A impermeabilização deve subir 20 cm nos rodapés e descer também 20 cm nos ralos. Lajes fissuradas ou sujeitas à vibração devem receber uma tela de poliéster, entre a primeira e a segunda demão da membrana asfáltica.
A impermeabilização deve ser protegida dos raios solares e do tráfego de pessoas e de veículos. Aplicar um composto adesivo (cimento, areia, água e adesivo para argamassas) e posteriormente colocar argamassa com espessura de 2 cm e juntas de dilatação espaçadas convenientemente.
2.1 Como Corrigir
Depois da obra pronta podem surgir problemas de vazamentos de lajes, possíveis de serem solucionados, porém a um custo maior e com evidentes prejuízos e transtornos aos moradores. Se houver contrapiso na laje, removê-lo e tratar as trincas como foi explicado no item 1. Retirar o