comunidade virtual
Hoje esse conceito já abrange outro significado, o das comunidades virtuais. Com o incremento das redes telemáticas (a união das telecomunicações com a informática), essas novas comunidades puderam surgir, trazendo a união dos seus participantes não por localização geográfica, mas pela pessoa que usam computadores para comunicar, formam amizades que às vezes formam o fundamento de comunidades, mas você deve ser cauteloso para não confundir a ferramenta para a tarefa e pensar que apenas escrever palavras em uma tela é a mesma coisa que uma comunidade real. “Esta é a principal distinção entre as sociedades ‘tradicionais’ e as sociedades ‘modernas’”.
Já o sentido de territorialidade pode ser tanto geográfico ou simbólico, apenas como um elo para fortalecer ou unir os participantes; outra característica importante para a formação de uma comunidade, que vai perdendo sua força como território físico ao longo das comunidades modernas. A incrível expansão da informática faz com que a telemática interligue computadores no mundo inteiro – surgindo a Internet. Surge então a possibilidade de conectar pessoas separadas geograficamente, mas que possuam traços e vontades semelhantes, num universo que não se caracteriza somente de cálculos matemáticos. A formação das tribos pós-modernas traz essa sensação de ligação, de pertencer a uma comunidade, mesmo que ela só exista no espaço imaginário e invisível do ciberespaço. A permanência é um fator relativo nas comunidades virtuais, que tendem em grande parte a ser efêmeras.
O e-mail é o chamado correio eletrônico, sistema pelo qual os usuários podem mandar mensagens de texto para outros usuários. Newsletters são as chamadas listas de discussão ou fóruns, onde existem usuários cadastrados no intuito de discutir algum tema.
Os canais, representados pelo símbolo #, podem comportar várias pessoas ao mesmo tempo, que