A Emergência das Comunidades Virtuais
A emergência das comunidades virtuais
Alex Fernando Teixeira Primo1
Universidade Federal do Rio Grande do Sul alex.primo@terra.com.br Resumo: A internet está revolucionando a comunicação humana. Com ela abrem-se novas formas de intercâmbio de informações, de forma interativa, assíncrona ou síncrona, com significante intimidade mesmo que sem proximidade física. Sendo assim, além do correio eletrônico, a internet abre canais de diálogo que permitem a conversa simultânea de dezenas de pessoas.
Os serviços de BBS e chat (como o IRC), verdadeiros pontos de encontro online, têm contribuído para a formação de comunidades virtuais. Este trabalho pretende investigar como as pessoas relacionam-se entre si nessas emergentes comunidades. Ao fazer citações deste artigo, utilize esta referência bibliográfica:
PRIMO, Alex Fernando Teixeira. A emergência das comunidades virtuais. In: Intercom 1997 - XX Congresso
Brasileiro de Ciências da Comunicação, 1997, Santos. Anais… Santos, 1997. Disponível em:. Introdução
O conceito de comunidade tem evoluído. É costumeiramente usado para descrever um conjunto de pessoas em uma determinada área geográfica. Também inclui a idéia de que esse conjunto possui uma estrutura social. Isto é, existe algum tipo de relacionamento entre essas pessoas. Além disso, pode existir um espírito compartilhado entre os membros da comunidade e um sentimento de pertencer ao grupo. Em 1887, o sociólogo alemão Ferdinand Tönnies criou uma dicotomia para descrever dois tipos de organização social: gemeinschaft (ou comunidade) e gesellschaft (ou associação). O primeiro conceito descreve uma sociedade tradicional, de cultura homogênea, onde os indivíduos tem relacionamentos interpessoais e valorizam as relações sociais. Já o segundo conceito, caracterizado pela sociedade urbana industrializada, descreve o
1
Professor de Comunicação Social (Fabico/PPGCOM//UFRGS), Doutor em Informática na Educação