mecânica
Vinícius Cabral do Nascimento 14487
Renato de Campos 14529
Renato de Noronha Fernandes 14530
Saulo Ribeiro Silva
14538
Silas Oliveira de Souza - 14539
Professor: Prof. Ph.D. José Maria de C. Filho
Grupo de Estudos da Qualidade da Energia Elétrica (GQEE)
Resumo - Este artigo tem como objetivo apresentar o funcionamento e a aplicação do volante de inércia como equipamento de condicionamento de energia e uma pequena comparação com outros armazenadores de energia.
Palavras-Chave: Armazenadores de Energia, Aplicações Industriais, Condicionamento de Energia, Qualidade da Energia, Volante de Inércia e Variações de Tensão de Curta Duração (VTCDs).
I. Introdução
A Qualidade da Energia Elétrica entregue aos consumidores pode ser medida através de alguns indicadores básicos: qualidade de atendimento, qualidade de serviço e qualidade do produto. A partir destes parâmetros pode-se construir a seguinte definição: “Um serviço de fornecimento de energia elétrica é de boa qualidade quando garante, a custos viáveis, o funcionamento seguro e confiável de equipamentos e processos”. Entretanto a enorme proliferação de cargas elétricas não lineares, eletricamente mal comportadas, e o aumento da sensibilidade de equipamentos e dispositivos, tem levado o sistema elétrico a se deparar com a perda da qualidade da energia elétrica(QEE).
Como conseqüência intrínseca, grandes prejuízos técnicos e econômicos podem ocorrer ao longo dos sistemas elétricos.
Devido a isto, para que haja conformidade e qualidade da energia elétrica, faz-se necessário o uso de condicionadores de energia a fim de minimizar esses distúrbios. Estes condicionadores têm como função manter os índices fixados pela ANEEL e/ou corrigir problemas técnicos pontuais nos sistemas elétricos de potência.
Portanto, este artigo visa apresentar os conceitos envolvidos no uso de