comunidade virtual
Uma comunidade virtual é uma comunidade que estabelece relações num espaço virtual através de meios de comunicação a distância. Se caracteriza pela aglutinação de um grupo de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações no ambiente virtual.
Um dos principais fatores que potencializam a criação de comunidades virtuais é a dispersão geográfica dos membros. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs minimizam as dificuldades relacionadas a tempo e espaço, promovendo o compartilhamento de informações e a criação de conhecimento coletivo.
O desenvolvimento de comunidades fora feito ao longo da nossa história com suportes não só pessoais como tecnológicos, aproximando e melhorando a interação e interligação entre indivíduos e propósitos semelhantes. A Internet surge como a grande impulsionadora tecnológica para o aparecimento e desenvolvimento de comunidades virtuais, podendo considerar esta como uma ferramenta de globalização do conhecimento e da informação. Sem querer dimensionar todo o potencial da Internet, de facto esta veio revolucionar de alguma maneira o ambiente social de uma grande população mundial. O desenvolvimento das comunidades online está assente principalmente em dois conceitos, a sociabilidade e a usabilidade que puderam ser encarados por principiantes ou profissionais com objetivos de moderadores, gestores ou apenas participantes.
A era da comunidade virtual pode ser encarada como uma ponte para a sociedade da informação ligando a sociedade e o conhecimento, não só pela capacidade de relacionar indivíduos mas também como poder suportar diversas áreas da sociedade. Hoje em dia podemos observar a criação de milhares de comunidades online, defendendo cada uma propósitos diferentes, com objetivos comuns e pois com certeza será essa a chave para o sucesso. Existem aspectos ater em conta quando pretendemos criar uma comunidade virtual aspectos estes que não se distanciam das comunidades