Comunidades virtuais de aprendizagem
Licenciatura em Matemática
Disciplina: IEAD
Semestre: 2013.2
Aluno: Laelson da Silva dos Santos
COMUNIDADES VIRTUAIS – UM NOVO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM
Segundo os pesquisadores da área indicam que inicialmente o ser humano era nômade, vivia da caça, pesca e coleta dos produtos que a natureza lhe oferecia. Neste caso os autores afirmam que os humanos aprenderam a se organizar em grupos constituindo assim as primeiras comunidades.
O uso do computador e da Internet como ferramentas de comunicação e interação, acabaram por constituírem as primeiras comunidades virtuais.
Comunidades virtuais são redes eletrônicas de comunicação interativa auto definida, organizadas em torno de um interesse ou finalidade compartilhada.
A interconexão de computadores poderia dar nascimento a uma nova forma de atividade coletiva, centrada na difusão e troca de informações.
As comunidades virtuais exploram novas formas de opinião pública, nelas ocorrem contatos e interações de todos os tipos.
As comunidades virtuais se constituem de grupos de pessoas interconectadas em busca da inteligência coletiva, ela é uma inteligência coletiva em potencial.
O ciberespaço é a ferramenta de organização de comunidades de todos os tipos, o melhor uso do ciberespaço pode ser alcançado ao se colocar em sinergia os saberes, as imaginações e as energias espirituais daqueles que estão conectados a ele.
As pessoas interagem socialmente quando tentam satisfazer suas próprias necessidades ou desempenhar papéis especiais, como os de líder ou de moderador.
Os líderes e moderadores têm a função de animadores de comunidades virtuais.
A diversidade de pessoas, desde adolescentes até adultos, estudantes ou não, profissionais, aposentados, idosos utilizam-se cada vez mais destas ferramentas de interação.
Como a Internet é muito dinâmica, a sua evolução tem nos proporcionadas novas ferramentas que promovem a interação e participação, através de comunidades.
O processo de ensino e