Relatório de Química Experimental: Determinação de cálcio, magnésio e dureza total de água.
Centro de Ciências
Departamento de Química Orgânica e Inorgânica
Relatório de Química Experimental:
Determinação de cálcio, magnésio e dureza total de água.
Disciplina: Química
Professora: Alda Karine
Turma: 10B
09/10/13
Objetivos
1)Determinar componentes químicos em uma amostra de água;
2)Utilizar resina catiônica para abrandamento da água.
Introdução
A maioria das amostras de água adquire diferentes quantidades de tipos de cátions e ânions por razão da maior parte dos sais serem solúveis em água. Em um rio, a composição da água e determinada pela interação da água da chuva com o solo e rochas. A acidez da água pode ocorrer por influencia da poluição industrial ou por presença CO2 no ar que se dissolve formando uma solução levemente ácida.
O acido formado reage com as rochas que contem cálcio e magnésio obtendo uma maior concentração de íons formando o que se denomina “dureza da água”. Dureza é um parâmetro característico da qualidade da água. Estas águas são impróprias para a alimentação, para a lavagem de roupas e outras funcionalidades. Reconhece-se que uma água é mais ou menos dura pela maior ou menor facilidade que se tem de obter, com ela, espuma de sabão.
Um método utilizado para determinação da dureza total da água é através da titulação utilizando o EDTA.
O EDTA quando adicionado a uma amostra de água contendo Ca+2 e Mg+2combina principalmente com o cálcio que pode ser determinado diretamente através da mudança de cor da solução.
O abrandamento de água consiste na remoção total ou parcial de Ca (cálcio) e Mg (magnésio), sobretudo na forma de carbonatos, bicarbonatos, sulfatos e cloretos. São utilizadas algumas técnicas para essa prática de abrandamento de água, dentre elas estão o abrandamento por precipitação química, o abrandamento por trocas cationicas e tambem o abrandamento por cristais de zeólito. Essas formas de abrandamento de água serão aprofundadas no decorrer