Relat rio Analise qu mica II Dureza da gua
CETIND – CENTRO DE TECNOLOGIA INDUSTRIAL PEDRO RIBEIRO
Av. Luiz Tarquínio Pontes, 938, Aracuí, Tel- (071)3279-8200.
42700-000 Lauro de Freitas, Bahia, Brasil.
TÉCNICAS LABORATORIAIS– 2014.1 – Turma 38490
Docente: Lidiane Santos de Jesus
RELATÓRIO DE EXPERIMENTO 03
"Análise Volumétrica – Determinação de Dureza da água"
ALUNOS:
Tâmara Cordeiro
Tamara Silva
Vanessa Andrade.
Abril-2014
Lauro de Freitas -Bahia
1. APRESENTAÇÃO
Este relatório descreve as atividades desenvolvidas por Tâmara Cordeiro do Sacramento, Tamara Silva de Jesus e Vanessa Andrade Saraiva, alunas do curso de Petroquímica do SENAI - CETIND, no âmbito da parte experimental da disciplina Análise Química II durante o 1o semestre/2014.
A disciplina é ministrada pela Docente Lidiane Santos de Jesus. Serão descritos os objetivos, a parte experimental, os resultados, os cálculos, a discussão e as conclusões referentes ao experimento intitulado Análise volumétrica – Determinação de Dureza da água.
Lauro de Freitas, 03 de Abril de 2014.
Tâmara Cordeiro do Sacramento
Tâmara Cordeiro do Sacramento
Tamara Silva de Jesus
Tamara Silva de Jesus
Vanessa Andrade Saraiva
Vanessa Andrade Saraiva
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
A água é caracterizada como água dura quando nela há a presença de íons de Ca2+, Mg2+, Fe3+ em quantidades superiores a 100ppm. Água com presença de íons em concentrações abaixo de 100ppm não são prejudiciais ao uso doméstico, á presença desses íons em valores significativos interfere no poder de limpeza dos sabões, detergentes, sabonetes e entre outros, dificultando a formação da espuma, por causa da reação que ocorre entre esses íons e os carboxilatos presentes nos sabões e detergentes.
Em escala industrial essa dureza pode prejudicar equipamentos que trabalham em altas temperaturas, causando corrosão de equipamentos feitos de aço através das incrustações que formam nas tubulações, prejudicando a transferência de