Comunicação e Liderança
A comunicação tem papel essencial na realização de um ser humano. É por meio da comunicação oral que as pessoas personificam seu ser, sua interação com o mundo e instrui algo a alguém.
Por isso, vamos ver aqui a diferença entre comunicação verbal, oral e a não verbal (ou gestual) além de analisar características de um bom comunicador. Todos esses tipos de comunicação ajudam a visualizar, perceber e conscientizar sobre habilidades comunicativas que precisam ser trabalhadas ou potencializadas pertinentes ao favorecimento do sucesso.
O Homem é um ser único capaz de especificidades que o tornam um ser racional (pensante) por caracterizar-se como sujeito dentro de uma sociedade heterogênea por meio da palavra, ou seja, comunicação.
Em suma, os pensamentos, ideias, desejos e sentimentos de um indivíduo são expressados por meio da comunicação oral; este tipo de comunicação é dotada de um aparato rico com estruturas perfeitamente sincronizadas como uma orquestra sinfônica, onde há vários instrumentos que são controlados por um regente, que transmite informações aos executores no intuito de exercerem, no momento exato, as suas funções. Cada um destes instrumentos possui uma estrutura específica responsável por um som, onde interligado a uma outra estrutura forma uma orquestra magnífica, capaz de transmitir uma informação harmoniosa.
Existem três estilos básicos de comunicação, sendo eles: agressivo, passivo e assertivo.
Na maioria da vezes, as pessoas possuem uma mistura desses três estilos na prática. Contudo, diferentes situações podem abranger diferentes estilos ou até um pouco de cada para terem resultados eficazes.
Estilo de comunicação agressivo
O estilo agressivo é aquele que se acha superior aos demais e quer que todos façam o que lhe parece certo ou o que ele quer. Esse tipo não ouve os outros e tende a monopolizar, manipular e persuadir aos outros para que consiga o que quer.
Pensam que sabem tudo de tudo, que são inteligentes e