Comunicação e LIderança
-DEFINIÇÃO:
É um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana.
Constitui-se em um campo de saberes e técnicas que engloba manifestações coletivas , individuais, as instituições e as relações de poder, os efeitos dos meios tecnológicos de comunicação em massa.
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL:
De acordo com Maximiano (2000, p.282): “Comunicação é o processo de transferir e receber informações. Informações são dados organizados que possibilitam a análise de situações e tomada de decisões”. Desta forma no ambiente organizacional, a comunicação é uma das molas mestras indispensáveis para se ter acesso a outros, formando-se um meio de integração as unidades da organização,com o intuito de se cumprir sua finalidade.
2-TIPOS DE COMUNICAÇÃO:
Os tipos ou fluxos de comunicação estão fundamentados na direção em a comunicação é dada, como comunicação: para cima (ascendente), para baixo (descendente) ou para os lados (lateral). Sendo assim temos : 2.1-COMUNICAÇÃO DESCENDENTE
A comunicação para baixo, ou também chamada descendente, é usada em organizações burocratizadas e autoritárias, pois é feita através de ordens ou informações sobre políticas ou programas que a empresa quer implantar. Desta maneira, as decisões são comunicadas, não há participação dos colaboradores nas decisões. Dessa forma, esse tipo de comunicação é utilizado para dar um feedback para os colaboradores informando-os sobre o produto final de seu trabalho.
Maximiano (2000, p.284), Diz que “Muitas vezes, a comunicação para baixo procura manter as pessoas informadas para que possam trabalhar direito”.
COMUNICAÇÃO ASCENDENTE:
É a partir da comunicação para cima que os diretores da empresa tem informações, através de relatórios, a respeito do desempenho de seus colaboradores, dados de produção e controle de qualidade. Esse tipo de comunicação é também uma forma de se manter informado sobre as atitudes e sugestões dos colaboradores.
A pesquisa de atitude é uma