liderança e comunicaçao
77
LIDERANÇA E COMUNICAÇÃO NO CENÁRIO DA GESTÃO EM ENFERMAGEM
Maria Auxiliadora Trevizan*
Isabel Amélia Costa Mendes*
Neide Fávero*
Marcia Regina Antonietto da Costa Melo**
TREVIZAN, M.A.; MENDES, I.A.C.; FÁVERO, N.; MELO, M.R.A. da C. Liderança e comunicação no cenário da gestão em enfermagem. Rev. latino-am. enfermagem, Ribeirão Preto, v. 6, n. 5, p. 77-82, dezembro 1998.
Tecendo considerações a respeito de comunicação e liderança, as autoras examinam o papel do líder como foco de recepção e transmissão de informação, fundamentadas na classificação de Mintzberg, em relação a seus papéis informativos, ou seja, o líder atuando como monitor, como disseminador e como porta-voz. Contextualizando esta abordagem para o cenário da gestão em enfermagem, as autoras enfocam a dimensão do papel do enfermeiro-líder como elemento essencial de comunicação nos sistemas de organização da assistência de enfermagem.
UNITERMOS: liderança, comunicação, enfermagem, enfermeiro
Ao abordar a evolução histórica da economia mundial, CRAWFORD (1994) esquematiza as características-chave das sociedades primitiva, agrícola e industrial, passando a focalizar a sociedade do conhecimento, ou seja, a emergente sociedade dos dias atuais. Na economia do conhecimento “pesquisa científica e educação são a base da geração de riqueza. A organização econômica e social é centrada na posse da informação, do conhecimento e na utilização do capital humano, que significa pessoas estudadas e especializadas”(CRAWFORD, 1994).
Desta forma, o referido autor ao tratar da educação como a criadora do capital humano afirma que “na sociedade do conhecimento, a educação é universal e os níveis de educação crescem para as novas áreas de conhecimentos que requerem mais treinamento e educação atualizada para sua aplicação”.
O desenvolvimento desta sociedade está possibilitando novas maneiras de pensar, ou seja,