RESENHA CRÍTICA CAPITULO 3 DO LIVRO COMPETINDO PELO FUTURO: APRENDENDO A ESQUECER
RESENHA CRÍTICA CAPITULO 3 DO LIVRO
COMPETINDO PELO FUTURO:
APRENDENDO A ESQUECER
Trabalho apresentado como exigência parcial para a obtenção do título do curso MBA Marketing e Vendas da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação da Prof..
São Paulo
2013
APRENDENDO A ESQUECER
O livro COMPETINDO PELO FUTURO, de GARY HAMEL e C.K. PRAHALAD, apresenta diversas atitudes e competências que uma empresa deve ter no presente para continuar sendo competitiva e com uma posição de liderança no futuro.
O capitulo 3 do livro, APRENDENDO A ESQUECER, se baseia em uma analogia aos dinossauros, onde apresenta que toda corporação têm um “código genético” e se este “código genético” for incapaz de ser alterado esta empresa pode ser extinta caso não se atualize no mercado.
CRÍTICA: Isto é uma verdade nos dias de hoje, vemos diversas empresas grandes perderem a liderança por não estarem atualizadas com as mudanças de ambientes que são rápidas e exigem um grande poder de adaptação.
Temos exemplo de que hoje, que até uma grande empresa se preocupa até pelos seus pequenos concorrentes, sabendo que esses concorrentes por menor que seja, pode ser um potencial concorrente no futuro, e esta empresa grande acaba comprando esta pequena empresa e/ou entrando neste mercado com um produto concorrente.
Outros fatores que pode extinguir uma empresa hoje é a falta de adaptação tecnológica, falta de conhecimento dos seus clientes, falta de conhecimento dos seus concorrentes, além das alterações ambientais, de legislação e a própria globalização.
ESTRUTURAS GERENCIAIS
O “código genético” da empresa é definido pela sua liderança, ou seja, pelos seus gerentes, que definem quem é a empresa, seus valores, ideias e conhecimento que são sempre bem parecidos devido ao processo de contratação, que sempre busca profissionais com conhecimento e ideais parecidos.
As estruturas gerenciais são o código genético e