Desempenho das Organizações
“As pessoas que administram organizações são responsáveis pela realização de objetivos e pela forma como os recursos são utilizados. O desempenho de uma organização é reflexo da competência de seus administradores. Uma organização eficiente, eficaz e competitiva demonstra que tem administradores de alto desempenho.”
Eficiência e Desperdício
A eficiência de uma organização ou sistema depende de como seus recursos são utilizados. Eficiência significa: Realizar atividades ou tarefas da maneira certa
Realizar tarefas de maneira inteligente, com o mínimo de esforço e com o melhor aproveitamento possível de recursos.
Realizar tarefas de maneira econômica, empregando a menor quantidade possível de recursos.
Eficiência é um princípio de administração de recursos, mais que uma simples medida numérica de desempenho. O princípio da eficiência é o da relação entre esforço e resultado. Quanto menor o esforço necessário para produzir um resultado, mais eficiente é o processo. A antítese da eficiência é o desperdício. É o que ocorre, por exemplo, quando:
Mais recursos são usados do que os necessários para realizar um objetivo.
Consomem-se recursos e nenhum objetivo é realizado.
Produtos e serviços (objetivos) desnecessários são realizados.
Eficácia
Eficácia é o conceito de desempenho que envolve a comparação entre os objetivos (desempenho esperado) e resultados (desempenho realizado). Eficácia também significa o grau ou taxa de realização dos objetivos finais da organização: satisfação dos clientes, impacto na sociedade e aprendizagem organizacional. Há diversos indicadores para os objetivos das organizações. Na análise que se segue esses indicadores são focalizados.
Satisfação dos clientes
A satisfação dos clientes é um objetivo prioritário para todas as organizações. Sem clientes satisfeitos, as demais medidas de desempenho da organização ficam comprometidas. Os indicadores da satisfação dos clientes que podem ser usados para planejar e