O Primeiro Milagre Da Gua Para O Vinho
No capítulo 2 do Evangelho de João encontramos o primeiro milagre de Jesus, isso mesmo, o primeiro! O versículo 11 deixa claro que a afirmação de alguns, que Jesus já teria feito milagres em sua infância ou em sua juventude, não passa de “ladainha”:
“Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória”...
Além de falar do primeiro milagre, este texto chama a atenção em vários momentos. Primeiramente, observamos que se tratava de uma festa e Jesus havia sido convidado. O convite chegou a Jesus e o mesmo foi ao casamento, pois nunca ignora um chamado. Ele está presente em todos os momentos de nossas vidas, desde os eventos mais simples até os momentos mais marcantes. E foi justamente em uma ocasião cotidiana que realizou o primeiro milagre. Não foi em um templo, nem em um culto, nem entre os “bispos doutores fulano de tal”, e sim, entre pessoas comuns, que deram ouvidos à Sua voz. O vinho, na época, era um símbolo de alegria, portanto, não poderia faltar em uma festa. Porém, em dado momento, se esgotou e Maria (mãe de Jesus) veio até o Mestre para anunciar o ocorrido. E a resposta que obteve foi interessante: “Minha hora ainda não chegou”. Essa declaração demonstra que o Senhor tem hora certa para agir. Não é quando queremos ou quando achamos que é o momento oportuno e sim, quando Ele quer.
“Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.” - Versículo 5
Neste trecho há uma referência à obediência. Não basta aceitá-lo e reconhecê-lo. Devemos também dar ouvidos à Sua voz e fazer Sua vontade. E as ordens que deu foram: “Enchei as talhas de água” e “Tirai agora e levai ao mestre-sala” (nem preciso dizer que eles O atenderam, certo?). Sabemos que a água é sinônimo de vida. Os cientistas que procuram seres viventes em outros planetas buscam, primeiramente, indícios de água. E essa foi a única coisa que Jesus precisou para realizar o milagre. Por isso, vamos