Desempenho nas Organizações
1 – Estabeleça uma relação entre o desempenho de uma organização de serviços com sua eficiência e a satisfação de clientes e acionistas.
O desempenho de uma organização reflete o desempenho de seus administradores. Uma organização eficiente, eficaz e competitiva evidencia uma administração de alto desempenho. Os administradores de organizações dispõem de sistemas complexos de avaliação, formados por um grande número de critérios: a eficiência no uso dos recursos e a satisfação dos funcionários proporciona a qualidade dos produtos e serviços e, consequentemente, a satisfação dos clientes. A satisfação dos acionistas se dá pelo desempenho eficaz como negócio.
2 – Qual a diferença de eficiência e eficácia baseada na história da Ford e da GM Motors?
Henry Ford era considerado o mestre da eficiência porque tinha uma estratégia de fazer eficientemente o mesmo carro, ou seja, quanto menor o esforço para fazer um automóvel, mais eficiente era o processo. A GM orientou-se por fazer um carro para cada tipo de cliente. Eficácia é o conceito de desempenho que envolve a comparação entre objetivos (desempenho esperado) e resultados (desempenho realizado). Eficácia significa o grau ou a taxa de realização dos objetivos finais da organização: satisfação dos clientes, satisfação dos acionistas, impacto na sociedade e aprendizagem organizacional.
3 – O que seria ter qualidade em um projeto de serviços?
Na qualidade em serviços o foco passar a ser satisfazer a necessidade do cliente, em que se procura conciliar as especificações do produto com as especificações do consumidor.
A ideia de qualidade em serviço deve ser, acima de tudo, “aquilo que os clientes percebem”. É o resultados das percepções com as expectativas dos clientes. Está relacionada com o nível de satisfação do cliente.
4 – Qual a importância da aprendizagem organizacional para a competitividade e como isso melhora o desempenho de uma organização