Maremotriz e Ondomotriz
As alterações do nível da água dos oceanos causadas pelas interferências gravitacionais do Sol e da Lua na Terra nos proporcionam um fenômeno chamado Maré e, através desse fenômeno, foi visto que a Energia Potencial e Cinética dadas, respectivamente, pela diferença de altura entre as marés e a movimentação das correntes, podem ser transformadas em Energia Elétrica.
As Usinas Maremotriz são constituídas de barragens construídas de modo que se forme um reservatório junto do mar, dessa forma, quando a maré estiver subindo as comportas serão abertas e a água vai se movimentar pela parte inferior da barragem enchendo o reservatório e então as comportas são fechadas, quando a maré estiver baixando as comportas são abertas e a água vai fazer movimento contrário, esvaziando o reservatório. Na parte inferior dessas barragens existem turbinas que se rotacionam com o movimento das massas de água empurrando suas pás, essas turbinas são ligadas pelo eixo aos geradores, que fazem a conversão para energia elétrica.
A primeira e também maior usina maremotriz no mundo entrou em funcionamento em 1966, na cidade de La Rance, na França, no estuário do rio francês com o mesmo nome que a cidade. A usina possui 24 turbinas, com uma potência de 10 MW cada uma, resultando na potência total de 240 MW. Com uma barragem de 330 metros de comprimento por 8 metros de largura, a usina gera anualmente cerca de 540 GWh com uma amplitude de maré de 8 metros, levando em consideração que a amplitude mínima para a construção de uma usina maremotriz é de 5 metros. Mesmo sendo a maior usina maremotriz do mundo, a relação entre a potência média produzida e a capacidade instalada (fator de utilização) é menor que trinta por cento, mostrando claramente que as usinas maremotriz não têm capacidade de ser a principal obtenção de energia de um país.
Outros principais países que utilizam esse tipo de usina é Japão, Inglaterra e Havaí, e existem usinas em construção e também em fase de