A importância da Avaliação de Desempenho nas organizações
Francisco Thiago Sales Alves,
Bacharel em Administração de Empresas ftsa2006@hotmail.com Resumo: Artigo desenvolvido para mostrar através de argumentos dos principais autores na área de recursos humanos a importância da avaliação de desempenho nas organizações.
Palavras-chave: avaliação.desempenho.organizações
1 INTRODUÇÃO
Avaliar o desempenho de quase tudo que nos cerca já faz parte de nosso cotidiano: o livro que lemos, o filme que assistimos, o jogo de futebol, o restaurante ou o bar da esquina. Desta forma as empresas também se preocupam em avaliar o desempenho de seus colaboradores, para saber se são bons, se estão atingindo as expectativas, se precisam ser retreinados, promovidos, substituídos ou simplesmente aconselhados.
2 CONCEITOS
Para George T. Milkovich & John W. Boudreau, Avaliação de Desempenho é o processo que mede o desempenho do funcionário. O desempenho do funcionário é o grau em que ele alcança os requisitos de seu trabalho. Samuel C. Certo define como o processo de rever a atividade produtiva passada para avaliar a contribuição que os indivíduos fizeram para o alcance dos objetivos do sistema administrativo. Já Idalberto Chiavenato define como uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.
É um processo que serve para julgar ou estimar o valor, a excelência e as qualidades de uma pessoa e, sobretudo, qual é a sua contribuição para o negócio da organização. Pode ser conhecida como: avaliação do mérito, avaliação de pessoal, relatórios do progresso, avaliação de eficiência individual ou grupal, etc.
A Avaliação do Desempenho é também uma responsabilidade de linha, isto é, uma atribuição de cada chefe em relação aos seus subordinados. Porém cada chefe deve avaliar seus subordinados de acordo com critérios e