Trabalho De Economia
Bacharelado em Direito
Disciplina: Economia
Discente:Lucas Rocha
ECONOMIA:
SOMOS DONOS DE NÓS MESMOS?
SANTOS- SP
2015
RESUMO
Ano após ano a revista Forbes publica uma lista dos americanos mais ricos do país. Durante mais de dez anos, o fundador da Microsoft Bill Gates, manteve-se no topo dessa lista, como em 2008 quando a Forbes calculou a fortuna líquida de em 57 bilhões de dólares.
A fortuna dos Estados Unidos é tão vasta que até mesmo em situações de crise, ser um bilionário não é o suficiente para ser admitido entre os 400 da Forbes. Mais de um terço da riqueza está nas mãos de 1% dos americanos da lista, isto é mais do que 90% do que a riqueza dos pobres juntos. Os 10% dos lares do topo dessa lista representam 42% de toda renda e mantém 71% de toda riqueza.
A desigualdade econômica dos Estados unidos é uma das mais excessivas das democracias. Muitas pessoas consideram injusto essa desigualdade e são favoráveis a taxação do rico para ajudar o pobre, outros não pensam desta forma, acham justo dede que não resulte do uso da força ou fraude.
Duas objeções são apresentadas a redistribuição de renda: A primeira objeção preocupa-se com o fato de altos impostos, principalmente sobre a renda, reduzirem o incentivo ao trabalho e aos investimentos, o que levaria a um declínio da produtividade. A segunda objeção desconsidera esses cálculos. Ela argumenta que cobrar impostos do rico para ajudar o pobre é injusto porque isso um direito fundamental. De acordo com essa objeção seria injusto com Gates, reduzir o seu dinheiro sem o seu consentimento, mesmo que seja por uma boa ação, é coercivo.
O ESTADO MÍNIMO
Existem diversas atividades do Estado moderno que estão violando a liberdade. O libertário rejeita três tipos de diretrizes e leis que o estado moderno normalmente promulga.
A primeira é "Nenhum paternalismo" que é o livre arbítrio do individuo de decidir os riscos que quer assumir, um exemplo seria a pessoa