Economia do Trabalho
Bizú de Economia do Trabalho
Olá!
Sempre digo que vale muito a pena um “bizú” antes da prova! Neste sentido, procurei compilar nesta sessão de dicas os principais pontos que poderão ser explorados pela banca em prova.
A matéria de Economia do Trabalho é cobrada, em provas, basicamente no concurso do AFT. Por este aspecto, mesmo considerando a ocorrência da mudança da banca organizadora do certame, não acredito que grandes novidades ocorrerão em termos das questões cobradas em prova.
Com base no comentário feito acima, informo que estruturei o “bizú” tendo como referência os pontos do conteúdo programático que regularmente são cobrados em prova.
Vamos lá!
1. Principais conceitos e indicadores do mercado de trabalho
Poderão ser cobrados conceitos literais relativos ao mercado de trabalho. Para isso, o próprio conceito de trabalho deve ser fixado. Vejamos:
De acordo com o IBGE, considera-se trabalho em atividade econômica o exercício de:
a) ocupação remunerada em dinheiro, produtos, mercadorias ou benefícios
(moradia, alimentação, roupas, treinamento, etc.) na produção de bens e serviços; b) ocupação remunerada em dinheiro ou benefícios (moradia, alimentação, roupas, etc.) no serviço doméstico; ou
c) ocupação sem remuneração na produção de bens e serviços, em ajuda na atividade econômica de membro da unidade domiciliar.
1
www.pontodosconcursos.com.br
Bizú de Economia do Trabalho – Prof. Francisco Mariotti
Em regra, para o trabalho ser considerado em atividade econômica, tanto na produção de bens e serviços quanto no serviço doméstico, ele deve ser remunerado: •
em dinheiro; ou
•
em benefícios (moradia, alimentação, educação, etc.)
Destaca-se, de todo modo, que o trabalho em atividade econômica exercido na produção de bens e serviços pode ser remunerado também:
•
em produtos; ou
•
em mercadorias.
Destaco que, segundo o Instituto, o