logistica
Conveniencia
Compra
Especialidade
Conveniencia
Bens e serviços de aquisição frequente, imediata e que envolvem mínimo esforço. Leite, pão, componentes electrónicos (laboratório) , etc.
Impulsivos (adquiridos no momento)
Stock (adquiridos para manter um stock)
Emergência (adquirido em situação de emergência)
Como o consumidor desenvolve pouco esforço para decidir adquirir este tipo de produtos, o importante é tornar estas trocas o tão convenientes quanto possível e reforçar a visibilidade (entre outras, a localização)
Compra
Este tipo de produtos é adquirido após comparação de características do produto (preço, qualidade, estilo, ...).
Roupa, electrodomésticos, pintura, mecânico, seguros, são alguns exemplos deste tipo de produtos.
Antes da aquisição existe uma certa falta de informação, a qual é satisfeita durante o acto de aquisição. Tornam-se importantes características como atributos físicos, garantias, serviços pós-venda, preços, locais de venda, nome e reputação da loja. O esforço do pessoal de venda tem um importante papel promocional. As marcas (só por si) não fornecem grande diferenciação. O marketing tenta enfatizar preço ou educar o potencial cliente acerca de características menos óbvias, que contribuam para a qualidade, atractividade ou singularidade do produto – diferenciação.
Especialidade
Apresentam características únicas. Têm preços elevados e estão associados a marcas conhecidas.
Osciloscópio, aparelhagem HI-FI, segundo carro, são exemplos deste tipo de produtos.
Os potenciais clientes sabem, perfeitamente, o que querem e estão dispostos a “pagar o preço”. Iniciam o processo de compra com informação completa e recusam substitutos.
Dado que os clientes estão dispostos a exercer um esforço considerável, para os obter, a promoção necessita de apenas alguns (poucos) pontos de venda. Elevada personalização e publicidade orientada para a imagem, são o fulcro da promoção (normalmente incluem a lista dos