A Civilização Romana
Roma construiu o maior império do mundo antigo, dominou civilizações, construiu obras grandiosas e deixou um imenso legado para as sociedades contemporâneas. Esta civilização desenvolveu-se a partir da cidade-estado de Roma, fundada na península itálica durante o século VIII a.C.. Durante os seus doze séculos de existência, a civilização romana transitou da monarquia para uma república oligárquica até se tornar num vasto império que dominou a Europa Ocidental e ao redor de todo o Mar Mediterrâneo através da conquista e da assimilação cultural.
É, ainda, importante salientar que os romanos contribuíram bastante no Mundo Ocidental em várias áreas de estudo, como o direito, teoria militar, arquitetura, arte, literatura, linguística e a sua história persiste como uma grande influência mundial, mesmo nos dias de hoje.
A Civilização Romana
A Fundação de Roma
A fundação de Roma é um evento ainda pesquisado por arqueólogos e historiadores, uma vez que as fontes literárias sobre o assunto datam de centenas de anos após sua ocorrência, de forma que cada descoberta arqueológica procura novas formas de analisar as citadas fontes. Os romanos elaboraram um complexo conto mitológico sobre a origem da cidade e do estado, que se uniu à obra histórica de Tito e às obras poéticas de Virgílio e Ovídio, todos da era de Augusto. Naquela época, as lendas que provêm de textos mais antigos foram trabalhadas e fundidas num conto único, no qual o passado mítico foi interpretado em função dos interesses do império. Os modernos estudos históricos e arqueológicos, que se baseiam nestas e em outras fontes escritas, além de objetos e restos de construções obtidos em vários momentos das escavações, tentam reconstruir a realidade que existe no conto mítico, no qual se reconhecem alguns elementos de verdade.
Durante muito tempo acreditava-se que os verdadeiros fundadores da cidade propriamente dita teriam sido os etruscos, que se instalaram na região no século VI a.C., no