ENSAIO DE COLORAÇÃO DE CHAMA E DENSIDADE
CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
QUIMICA EXPERIMENTAL
ENSAIO DE COLORAÇÃO DE CHAMA E DENSIDADE
Aluno: Norton Riella,
Chapecó-SC 08 de abril de 2014
1. INTRODUÇÃO
1.1. Coloração de chama
O teste de chama é um artifício aproveitado na Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, fundamentado no espectro de emissão característico de cada elemento. O teste abrange a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante.
O teste de chama é baseado no fato de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), ele libera essa energia recebida em forma de radiação (Luz). A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.
A temperatura da chama do bico de Bünsen é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornarem ao estado fundamental de cor e intensidade.
1.2. Densidade
Uma propriedade importante de qualquer material é sua densidade, definida pela razão entre a massa de um corpo pelo volume em que ele ocupa numa dada temperatura. Segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI) ela é expressa em quilograma por metro cúbico Kg/m3. Entretanto, é mais comumente utilizada as unidades de gramas por centímetro cúbico (g/cm ) ou gramas por mililitro (g/mL).É uma propriedade que não depende da extensão do corpo, mas varia com a natureza da substância, sendo função da temperatura (quando aquecidos se dilatam, diminuindo então a densidade).
A massa de um objeto pode ser medida facilmente com uma balança, e o seu volume determinado pela multiplicação de sua: largura (l), comprimento (c) e altura