Comunicação de Crises
Plano para evitar uma crise
Avaliando o risco para a organização: Pode ocorrer à perda da credibilidade, um abalo na sua identidade e os acionistas podem não querer investir mais na empresa, sendo assim havendo riscos a empresa.
Áreas que podem ser afetadas: Podem ser afetados os clientes, acionistas,
Determinar o efeito sobre os diversos públicos – Definir grupos afetados e definir prioridades: Os acionistas irão ficar com a confiança na empresa abalada sendo assim poderá prejudicar a empresa financeiramente. O consumidor final poderá ter algum tipo de reação ao consumir o produto adulterado e sendo assim perderá acarretar consequências tangíveis e intangíveis.
Defina objetivos de comunicação para as crises potenciais: Buscar informações sobre o que está realmente acontecendo e informar a mídia e o consumidor final o mais rápido o possível para que não aconteçam conversas laterais e caso não haja informações suficientes anunciar a mídia que eles irão pesquisar e ver o que está acontecendo.
Analise a escolha de canal – Escolha da mídia após definição de público: A escolha da mídia em que a mensagem será veiculada será de acordo com o público alvo da empresa assim a mensagem não será divulgada para aquelas pessoas que não sabiam sobre a crise.
Designe uma equipe diferente para cada crise: É necessário ter uma equipe de prontidão caso aconteça uma crise para que eles possam responder