Comunicação de Crise
Empresa: Mais Sabor alimentos semi prontos
Perfil da empresa: a empresa Mais Sabor é uma fábrica de alimentos semi prontos do tipo lasanha, hambúrguer, nuggets, pizza, torta de frango, bife a parmegiana etc., que está no mercado há 8 anos. A fábrica instalada em um galpão de 200m2 fica em um bairro residencial, em uma zona de difícil acesso devido ao trânsito sempre congestionado.
A estrutura de produção ocupa 85% da área instalada sendo que os maiores espaços são dedicados à cozinha e às câmaras frigoríficas usadas para guardar matéria-prima (especialmente carnes) e estocar os produtos prontos. O sistema de refrigeração utiliza o gás amónia que é altamente tóxico.
A empresa tem 250 funcionários que trabalham em três turnos de 8 horas:
a. Área administrativa: 8 às 18 horas
b. Área de produção cozinha (preparo e congelamento): de 7 às 15 horas.
c. Área de logística e distribuição, embalagem externa individual das porções, embalagem para entrega dos pedidos: 13 às 21 horas.
Análise de riscos: os riscos podem ser divididos em duas categorias os controláveis e os incontroláveis.
a. Não controláveis destacam-se: greve de funcionários; sabotagem na produção e roubo.
b. Controláveis: apreensão de produtos pela vigilância sanitária; acidentes com equipamentos na cozinha; contaminação da produção; vazamento de amónia, nome da marca atrelada ao uso de produtos inadequados como a carne de cavalo e os transgênicos; reclamação do meio externo da fábrica quanto e emissão de gases e odores; incêndio; falta de água; falta de luz e retirada do produto do mercado nome dos donos envolvidos em atos ilícitos (suborno, fraude e etc.)
A crise: explosão de duas panelas de pressão às 10 horas da manhã (intervalo de 3 minutos entre a primeira e a segunda explosão), quando 150 funcionários se encontravam na área de produção (cozinhas) e 20 na área de administração. Com a explosão foi lançado resíduos sólidos em alta temperatura, formou-se um