Plano comunicaçao de crise
Trabalhos realizado por:
Introdução:
A comunicação de crises faz parte de um plano de administração de crises geral, desenvolvido por profissionais de relações públicas e de administração de alto escalão para reduzir os potenciais danos causados por uma crise. Especificamente, a comunicação de crises se refere ao fluxo de informações entre uma empresa, os seus funcionários, os media, o governo, os oficiais da lei e o público em geral durante uma crise [fonte: American Library Association (em inglês)].
O trabalho de comunicação de crises é dividido em duas partes: a preparação e a reacção. Para se preparar para uma crise, uma empresa precisa criar um plano de comunicação de crises detalhado com uma equipe de comunicação de crises designada para executá-lo. Com um plano desenvolvido, é mais provável que uma empresa reaja a uma crise rapidamente, tome medidas imediatas para controlar a notícia e reconquiste com sucesso a confiança do público.
Como um plano de emergência, um plano de comunicação de crises é um tipo de apólice de seguro para o bem-estar da empresa a longo prazo. A falha em lidar com uma crise e em contê-la pode ter conseqüências permanentes para uma empresa. Empresas que sofreram crises, como a Enron Corp., a WorldCom, a Tyco International e a ImClone Systems, ainda eram vítimas de notícias negativas em 2006, embora as primeiras notícias de má conduta das empresas tenham aparecido em 2001 [fonte: Institute for Crisis Management (em inglês)].
PLANO DE COMUNICAÇÃO DE CRISE
Antes do Dia D
Tarefa
Elaboração de documentos base a) Estratégia a adoptar com os colaboradores;
b) Estratégia a adoptar com os média;
c) Lista de potenciais fraquezas;
d) Fichas informativas e outros documentos
Descrição a) Comunicar aos colaboradores o sucedido;
b) Estabelecer e manter um relacionamento com a média, contacta-los e ganhar tempo