Comunicando de maneira bem resolvida
Semana de 23 a 29 de setembro de 2012.
TEMA: COMUNICANDO-SE DE MANEIRA RESOLVIDA
QUEBRA-GELO: INCOMUNICAÇÃO (texto em anexo)
LOUVOR E ADORAÇÃO: Reina em Mim (Vineyard)
EDIFICAÇÃO: Você já passou por uma situação de dizer algo e não ser compreendido? Creio que todos nós já passamos por essa situação. Isso em geral acontece porque a nossa comunicação é limitada, confusa e sem clareza.
Por isso, Jesus nos ensinou o princípio básico da comunicação: Sim, sim e Não, não. Vejamos quais as implicações dessa afirmação:
I – FALE A VERDADE (V.37)
1.1. Quando Jesus afirmou que o nosso falar deve ser embasado no SIM e no NÃO. O entendimento óbvio e imediato é que devemos fugir de toda forma de mentira.
1.2. Assim como o reino de Deus é sustentado pela Verdade da Palavra de Deus, o reino do diabo é sustentado pela mentira. O mentiroso está dando sustentação para o agir do diabo que muitas vezes entra por essa brecha e faz grandes estragos na vida d as pessoas. - Jo.8.44.
1.3. Como podemos de maneira prática andar na verdade?
a. Não diga que está bem quando não está nada bem. Dizer que está bem quando não está gera insegurança no relacionamento, porque o outro percebe. Fale a verdade! Não grite. Não seja violento. Mas deixe claro que você não gostou.
b. Rejeite a generalização: Não use em sua comunicação afirmações que não são verdadeiras tais como: “você nunca tem tempo”, “você nunca me ouve”, “você nunca está satisfeito”. Frases como essas são mentiras disfarçadas como generalizações verdadeiras.
c. Não culpe o outro por aquilo que você está sentindo: Ao invés de dizer ao outro: “você me deixa irritado”, diga “Eu estou irritado”. Ao invés de dizer: “você me ofendeu”, diga “eu fiquei ofendido com o que você me falou”.
d. Fale o que você não gosta: Deixe claro logo no início do relacionamento o que você gosta e o que você não gosta.
e. Cumpra o que você prometeu: Seja com seus filhos, seja com seu cônjuge, seja com seus irmãos e