Deficiência: Os desafios da família
Juliana Aparecida dos Santos Fróis1
Resumo
A chegada de uma pessoa com necessidades especiais acarreta uma série de sentimentos contraditórios que trarão mudanças profundas no sistema familiar. O artigo em questão é uma breve explanação sobre os desafios enfrentados pela família de uma pessoa com deficiência, abordando o conceito de deficiência e os estágios de convivência com a realidade. O artigo analisa também a importância de profissionais capacitados no momento de transmissão da notícia aos pais e em especial o papel do psicólogo no acompanhamento da família nas diversas fases por ela enfrentadas. Concluindo, percebe-se a necessidade de uma atenção voltada também para a família, que é o primeiro grupo social da criança, influenciando no processo de desenvolvimento das potencialidades do membro deficiente.
Palavras-chave: Deficiência e família. Comunicando a deficiência. Estágios emocionais. -
INTRODUÇÃO
O presente estudo surge da motivação em compreender o cotidiano da família de crianças com necessidades especiais. São muitas as dúvidas em relação aos sentimentos dos pais ao receberem a notícia e como a recebem. Como é feita e se é feita uma preparação dos profissionais de saúde para acolherem a família em um momento tão delicado como esse.
Bastos e Deslandes (2008) lembram que o avanço tecnológico neonatal vem contribuindo cada vez mais para a sobrevivência de crianças com doenças complexas, aumentando consideravelmente o número de pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Mesmo diante de tal fato, os recursos sociais de atendimento às crianças e suas famílias não se desenvolveram a ponto de suprir as necessidades das mesmas.
As pessoas com necessidades especiais precisam de uma atenção diferenciada e isso constitui um desafio para os serviços públicos que nesta temática estão ainda muito reduzidos, com difícil acesso e com sérios problemas estruturais no Sistema Único de Saúde (SUS).Com