estudante
Pietro Bernini, mais conhecido como pai de Gian Lorenzo Bernini, foi escultor maneirista nascido em 1562 em Sesto ou Florença e morto em Roma em 1629. Treinado como escultor em Florença, Pedro trabalhou em Roma e em Nápoles. No fim de sua vida criativa, ajudou o filho em seu estúdio. Brilhante, tecnicamente, mas sem originalidade, seu trabalho mescla elementos maneiristas com os do Quattrocento.
QueM foi bernini?
Escultor, arquiteto e pintor italiano, Gian Lorenzo Bernini nasceu em Nápoles em 7 de dezembro de 1598. Estudou em Roma com o pai.
Bernini maior escultor do século XVII e também um extraordinário arquiteto.
Começou a sua vida artística com o pai, Pietro Bernini, um escultor de talento de Florença que foi trabalhar para Roma. O trabalho do jovem foi notado pelo pintor Annibale Carracci, começando desde logo a trabalhar para o papa Paulo V, o que lhe facilitou a sua independência. Influenciado pela escultura Grega e Romana em mármore, que conheceu nas coleções do Vaticano, também conhecia bem a pintura renascentista de princípios do séc. XVI. De facto, o conhecimento da obra de Miguel Ângelo nota-se no seu São Sebastião, de 1617, realizado para o cardeal Barberini, o futuro papa Urbano VIII, que se tornou o patrono mais importante de Bernini. Bernini esculpiu os seus primeiros grupos escultóricos como o Eneias, Anquises e Ascânio fugindo de Troia, de 1619, Plutão e Proserpina, de 1622 e o David, de 1624. Com estas obras, realizadas em tamanho real, conjugadas com os bustos executados também neste primeiro período da sua atividade, Bernini cortou com a tradição de Miguel Ângelo, criando um novo período na história da escultura da Europa ocidental.
Com a eleição de Urbano VIII, Bernini passou a trabalhar muito intensamente, passando também a trabalhar em pintura e a fazer arquitetura a pedido do papa. O seu primeiro trabalho arquitetónico foi a remodelação da Igreja de Santa Bibiana em Roma. Ao mesmo