RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E A COMUNICAÇÃO PARA MELHOR DESEMPENHO DE EMPRESAS
Uruguaiana
2014
INTRODUÇÃO
Como a informação faz parte da Era Atual, na qual todo o tempo as pessoas criam e se utilizam de novos meios e formas de trocar informações, é de fundamental importância que o processo comunicacional seja trabalhado na Organização, pois a Comunicação faz parte de uma necessidade de qualquer tipo de relacionamento, seja ele entre a Organização e seus colaboradores, ou entre a Organização e seus clientes, ou entre os gestores e os colaboradores.
DESENVOLVIMENTO
O mundo hoje pode ser definido como globalizado, instável, mutável e fortemente competitivo. Por conseguinte, o mercado de trabalho, de acordo com Chiavenato (1999), tem mudado com uma rapidez incrível, além de uma intensidade cada vez maior. Várias mudanças ocorrem o tempo todo e vários são os fatores que contribuem para isso, como: a economia, a tecnologia, a sociedade, a cultura, as questões políticas, os índices demográficos, a Ecologia, etc. Tudo isso traz certa imprevisibilidade e uma incerteza tamanha para as Organizações.
Em meio a esses processos, pode-se destacar a Comunicação, pois é uma área que tem papel fundamental no ambiente de trabalho, além de ser uma ferramenta muito complexa, dentro do contexto organizacional.
Rego (1986) considera que a Comunicação exerce um enorme poder no equilíbrio, desenvolvimento e expansão da organização. Ela é uma ação integrada de meios, formas, recursos, canais e intenções. Sendo assim, é necessário à Organização ‘aprender’ a lidar com a Comunicação, pois a eficácia desta é imprescindível para o seu bom funcionamento.
No que se refere à Comunicação Organizacional, Bahia (1995, p. 9) coloca que esta se denomina como um “conjunto de modelos ou instrumentos de ação que a empresa utiliza para falar e se fazer ouvir. Além disso, interna ou