Tipos de Familia
Segundo a antropologia, existem três tipos básicos de família: tradicional, nuclear e pós-moderna.
A tradicional era aquela família geralmente numerosa, centrada na autoridade do patriarca, mais comum até a primeira metade do século passado (séc. XX). Eram considerados "familiares" não estava só os pais e filhos, mas todo o entorno familiar (avós, tios, primos, etc.), e as relações eram baseadas nos conceitos morais e autoritários da época.
A família nuclear, ou psicológica, é aquela surgida a partir da metade do século XX, fundamentada basicamente em pai, mãe e poucos filhos. As relações não são mais tão autoritárias, e o conceito de família engloba um núcleo mais caseiro.
Já a família pós-moderna é a que surgiu mais atualmente, aquela em que não existem regras básicas de parentesco. Filhos morando com só um dos pais (devido ao divórcio), casais sem filhos, uniões homossexuais, etc. Para alguns, não é um estilo de família, mas justamente a falta de um "estilo" pré-determinado.
Hoje em dia, podemos identificar esse três tipos básicos de família coexistindo, com suas variações... Cada família a seu modo.
FAMÍLIA PROBLEMA/ FUNCIONAMENTO FAMILIAR
Família é a que não satisfaz suas necessidades fundamentais em qualquer nível, rompendo o equilíbrio e repercutindo na maioria dos membros da mesma.
Para sua definição, são utilizadas técnicas, sendo uma das mais simples a que sugerimos a seguir:
Família Funcional: Não existem conflitos nem crises na dinâmica familiar, todos os membros trabalham ou estudam, existe harmonia com os vizinhos, boas condições de moradia, higiene pessoal e coletiva, os doentes são devidamente atendidos e têm bons ganhos econômicos;
Família Moderadamente Disfuncional: Não existe harmonia familiar por doenças, divórcio, novo membro na família, algum membro desocupado ou não quer trabalhar, problemas com a justiça, higiene pessoal e coletiva inadequada, condições de moradia inadequada,